Botox: principais dúvidas e curiosidades

O Botox (toxina botulínica) é uma medicação extraída de bactérias (Clostridium) cuja ação principal é paralisar a musculatura. A apresentação é em forma de pó. O médico reconstitui a toxina botulínica com soro fisiológico e utiliza uma pequena seringa para aplicar. É utilizado em outras áreas da medicina onde o relaxamento muscular é necessário (espasmos musculares).

Em geral, os efeitos surgem no dia seguinte da aplicação. “Pele repuxando” e “pele esticando” são alguns dos relatos dos pacientes. Após o terceiro dia, boa parte do efeito já se instalou. O efeito final será somente após 2 semanas.

Principais dúvidas

1) Existe uma idade ideal para começar a aplicar o botox?

Não existe. Há pessoas que apresentam, desde a adolescência, tendência a formar muitas marcas de expressão. Aliado a outros fatores, esta ação continua sobre a pele tende a formar marcas definitivas na pele, que são as rugas. Começam como rugas dinâmicas, mas com o tempo evoluem para rugas estáticas, as rugas que mesmo no repouso são visíveis. Sendo assim, quem tem muitas marcas de expressão, colhe mais benefícios iniciando suas aplicações de toxina botulínica mais cedo. Existem pessoas que já preferem aplicar toxina botulínica antes dos 30 anos, mas não é o habitual. Estes casos devem ser avaliados individualmente.

2) Vale a pena aplicar botox?

Desde que você não espere resultados milagrosos a resposta é sim! O tratamento é seguro, tem ótimos bons resultados e segurança comprovada. Esta também provado que previne a formação de novas rugas e atenua as já instaladas. Ele evita, previne e trata o aparecimento de rugas nas áreas onde é aplicada (como a testa, entre os olhos, os pés de galinha, etc…).
Já esta bem estabelecido na literatura médica que quanto antes iniciar a aplicação da toxina botulínica, menos rugas se formam.

3) Em quais regiões posso aplicar?

Os locais mais comuns são a região dos olhos (pés de galinha) e na fronte (testa e entre as sobrancelhas). Rugas e marcas excessivas entre as sobrancelhas conferem aspecto de zangado. Outros locais, chamados de pontos avançados de aplicação de toxina botulínica ( pois são de alta complexidade e devem ser realizados por experientes – nossos médicos tem larga experiência e podem te ajudar), menos comuns são o queixo, pescoço, boca triste, dorso do nariz , ponta caída no nariz, ruguinhas ao redor da boca, colo, pálpebra inferior, rugas finas nas bochechas.

4) É verdade que a toxina botulínica pode ser usado para “diminuir o suor” em quem tem “hiperidrose”?

É verdade. Quem transpira muito nas axilas pode realizar a aplicação no local. O resultado é a diminuição importante do suor. Nas mãos, pode ser aplicado mas é um pouco mais doloroso. A duração do efeito é, geralmente, maior, variando de aproximadamente 5 -12 meses.

5) Qual a duração do botox?

A duração média é de 4 a 6 meses. Após 3 meses, o músculo deixa de ficar totalmente paralisado e volta, muito gradualmente, a contrair-se. O resultado não some de um dia para o outro. Em algumas pessoas o efeito pode ser maior do que 6 meses. Assim no quarto mês já há, por exemplo, uma redução de 60% em média pelo menos no efeito da paralisação causado pelo botox.

6) Depois de algum tempo o corpo “acostuma” e perde efeito, é verdade?

Isto não é verdade. Raríssimos casos em que o organismo passa a ser resistente aos efeitos são relatados. Você pode usá-lo 2 vezes ao ano, com tranquilidade e segurança.

7) A toxina botulínica preenche o lábio?

Não preenche. Esta é outra dúvida comum. Para preencher os lábios é comum o uso do ácido hialurônico. O Botox pode ser usado em conjunto com o preenchedor para prolongar o efeito do mesmo, pois a musculatura do lábio é enfraquecida.

8) Existe algum problema usar toxina botulínica e preenchimento com ácido hialurônico juntos?

Não existe nenhum problema. Na realidade é até mesmo recomendado esta prática. O Botox pode prolongar o efeito do ácido hialurônico, pois, devido à paralisia muscular, o preenchedor corre menor risco de migrar e ser absorvido. São duas ótimas opções para o rejuvenescimento facial.

9) Existe alguma recomendação para prolongar o efeito da aplicação?

A duração do efeito depende de “quanto a pessoa usa o músculo”. Quem faz mímicas excessivas, constantemente força a vista para tentar ler ou proteger da luz tem o efeito encurtado. Use óculos de grau se precisar, óculos escuros quando sair ao sol.

10) Quais as contraindicações?

Mulheres grávidas não podem fazer aplicações, assim como portadores de doenças neuromusculares. Aqueles que apresentam condições clínicas que afetam sua coagulação sanguínea também não podem desfrutar da toxina.

Gostou das dúvidas? Agende sua sessão para a próxima Botox Happy hour, nosso dia especial de promoções para as unidades do botox! Aproveite!

Categorias
Receive News

    Botox
    • Procedimento seguro
    • Aplicação com nosso cirurgião plástico especializado;
    • Ameniza linhas de expressão;
    • Suaviza expressões faciais;
    • Resultados naturais;
    • Efeitos colaterais mínimos;
    • Recuperação rápida;
    • Evita formação de rugas;
    telefon
    Schedule your First Evaluation!

    Contact us and schedule now!

      Wait for our contact to confirm your service.

      Social:

      Created by Hublife