O que é o Mindful Eating e quais seus benefícios

O Mindful eating é a prática de comer com atenção plena, a partir de uma alimentação consciente. Introduzimos essa prática em nossos programas de emagrecimento e trata-se de perceber, a cada segundo, a experiência proporcionada pela comida e ter consciência do que o organismo precisa no momento.

Essa técnica ajuda a obter controle sobre seus hábitos alimentares e, através da experiência de nossos pacientes, é comprovado que ajuda a promover o emagrecimento, redução da compulsão alimentar e na promoção do bem-estar.

Benefícios

1.Viver com propósito

A alimentação consciente coloca você de volta no controle e permite viver com propósito. Ele permite que você tenha mais informações sobre seus mundos interno e externo, além de melhorar sua capacidade de se concentrar e aproveitar o agora. A alimentação passa a fazer parte de um estilo de vida, e uma das formas de incorporar isso ao propósito é reconhecendo seus benefícios à saúde.

2.Identificar os gatilhos emocionais

A técnica é útil para identificar com mais facilidade os gatilhos emocionais que levam o indivíduo a comer. O treinamento voltado para a consciência de comer tem a intenção de promover uma maior percepção para questões fisiológicas e emocionais relacionadas à alimentação, como a fome, a saciedade, a degustação, a satisfação, etc.

3.Gerenciar as emoções

Quando você tem maneiras mais saudáveis ​​de lidar, como respirar com atenção e abandonar a ansiedade, você não controla suas emoções através de suas escolhas alimentares. Você pode tolerar as emoções, por mais desconfortáveis ​​que elas sejam, sem afastá-las ou enchê-las de comida.

4.Melhor digestão e absorção de nutrientes

Quando comemos com consciência e de forma mais devagar, mastigamos os alimentos melhor, e isso faz com que o organismo tenha uma digestão mais fácil, absorvendo os nutrientes de forma eficiente. A comida precisa ser quebrada em pedaços muito pequenos para ser absorvida através de passagens incrivelmente pequenas em nosso intestino delgado, por isso quanto melhor for feita a mastigação, melhor a absorção. Além disso, quando comemos de forma mais lenta nosso cérebro entende os estímulos de saciação mais rapidamente, e comemos uma porção menor do que comeríamos se não tivéssemos atentos.

Como essa técnica auxilia nos casos de compulsão alimentar e ansiedade?

Comportamentos alimentares desordenados interferem na capacidade de reconhecer sinais fisiológicos relacionados à fome e saciedade e reduzem a habilidade de diferenciar esses sinais do sofrimento emocional.

Essa técnica aumenta a conscientização dos sinais físicos de fome, permitindo que as pessoas respondam apropriadamente a eles, em vez de restringir a ingestão de alimentos ou comer compulsivamente. Por exemplo, técnicas de respiração consciente e de varredura corporal aumentam o reconhecimento de sinais fisiológicos de fome. A alimentação consciente também envolve o aumento do reconhecimento de reações e julgamentos sobre comida, por exemplo, ansiedade ao comer chocolate.

Categorias
Receive News

    telefon
    Schedule your First Evaluation!

    Contact us and schedule now!

      Wait for our contact to confirm your service.

      Social:

      Created by Hublife