O que é a Auriculoterapia e como ela auxilia no emagrecimento?

A auriculoterapia é uma prática de acupuntura da medicina chinesa, funcionando também como tratamento de saúde. O desenvolvimento da auriculoterapia repercutiu em meados do terceiro século da nossa era, onde em 1572 foi publicada na China, uma obra onde se mencionava a relação meridiano-órgão. O próprio corpo dá seu diagnóstico quando precisa emagrecer, e a prática da auriculoterapia como método natural e homeopático, ajuda com a localização e anatomia dos pontos de tensão do paciente em situação de obesidade.

auriculoterapia

Auriculoterapia para enfermidades

Quando um órgão humano apresenta enfermidades, a reação é refletida na região da orelha, onde a auriculoterapia ajuda nos desequilíbrios mentais e emocionais. A medicina oriental olha de fora para dentro, vendo o corpo e seus microssistemas. O pavilhão auricular está diretamente conectado ao organismo.

Como que ela auxilia no emagrecimento?

Antes de qualquer coisa, é importante ressaltar que somente esse tratamento não irá fazer com que o paciente emagreça, mas utilizar esse método aliado a outros com o objetivo da eliminação do peso tem trazido resultados muito positivos, como fazer exercícios físicos e ter uma alimentação equilibrada.

Um dos aspectos da auriculoterapia que podem ajudar no emagrecimento é o fato de ela ajudar com a tratar a ansiedade. A ansiedade pode causar dores de cabeça, ânsias de fome, distúrbios alimentares, etc. Muitas pacientes que estão em busca de eliminar alguns quilos sempre relatam isso: “Mas Dra, eu tenho ansiedade e acabo descontando tudo na comida! Como vou conseguir emagrecer?”. Sempre que a ansiedade ataca, a vontade de comer um doce ou alimento gorduroso ataca junto, e isso pode prejudicar muito o plano de perder peso.

Mas não é só isso. Se você tem dificuldade de perder peso devido a algum problema, como diabetes tipo 2 ou problemas digestivos e intestinais, basta que o estímulo da auriculoterapia seja direcionado a esses órgãos e você poderá ver uma melhora nesses aspectos e, consequentemente, no seu emagrecimento.

Auriculoterapia

A ciência comprova

Essas percepções não são apenas clínicas, mas sim científicas. Um estudo coreano publicado na publicação científica Acpunture in Medicine aponta que a acupuntura em cinco pontos específicos da orelha ajuda de fato a emagrecer.

O estudo foi realizado com 91 adultos, todos com sobrepeso, que foram aconselhados a seguir uma dieta específica, com a exclusão de alguns alimentos, como lanches e carne, além de serem orientados a não fazerem mais exercícios físicos do que estavam acostumados. Todos eles passaram por testes no início, meio e final do tratamento, analisando marcadores como circunferência abdominal, IMC, porcentagem de gordura corporal e nível de pressão arterial.

Os voluntários foram separados em três grupos. Um dos grupos recebeu o tratamento em cinco pontos da orelha, correspondentes ao baço, estômago, sistema endócrino, apetite e à mente. Outro grupo recebeu o tratamento apenas em um ponto, correspondente ao apetite, e o último grupo recebeu um tratamento placebo.

As diferenças entre os grupos surgiram após quatro semanas: o grupo com os 5 pontos estimulados reduziu o IMC em 6,1%, o grupo com apenas um ponto de tratamento reduziu o IMC em 5,7% e o grupo com placebo não mostrou redução. Os participantes com tratamento nos 5 pontos também mostraram diminuição da gordura corporal, efeito não notado nos outros participantes.

Interessante, não é mesmo? Se você gostou e está buscando aliados para sua jornada de emagrecimento, não deixe de entrar em contato com nossa equipe e conhecer o nosso programa de emagrecimento.

Categorias
Receive News

    telefon
    Schedule your First Evaluation!

    Contact us and schedule now!

      Wait for our contact to confirm your service.

      Social:

      Created by Hublife